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Notícia - Tecnicamente Falando Sobre Balanceamento dos Pesos Pesados!

• Simulação de Suspensão e Distribuição de Peso •

Por mais de um ano, nossos programadores e testes têm dispensado uma enorme quantidade de tempo e esforço com o objetivo de trazer uma combinação mais interessante de carga e reboque para dentro de nossos jogos, adicionando um suporte apropriado para alguns dos recursos mais solicitados: bitrens, carga pesada e reboques avançados com multijunções.

Você pode estar curioso sobre o porquê deste recurso, em particular, ser tão difícil e demandar tanto para sair. Afinal de contas, nós trabalhamos razoavelmente com rodotrens em nossos simuladores anteriores da série 18 Wheels of Steel. Mas, a fidelidade e complexidade de nossa simulação de física aumentaram consideravelmente desde então. Ter certeza de que todas as coisas estão balanceadas e sincronizadas está ficando mais complexo também. Uma física eficiente de um reboque onde muitas rodas estão tocando a estrada está provando ser uma tarefa árdua. Nós temos que repetir muitos testes, especialmente com distribuição do peso da carga transportada e do consequente trabalho da suspensão.


Ao longo de sua vida útil, um reboque carregará milhares e milhares de toneladas de carga, de preferência operando com o mínimo de manutenção possível. Para suportar às severas exigências e entregar suas cargas ao seu destino de forma segura, é crucial observar o peso da carga. Se você sobrecarregar um reboque ou se você não balancear o peso corretamente, pode causar danos ao reboque, em sua suspensão, em suas rodas, pode danificar estradas e, o mais importante, pode não ser seguro de operá-lo. Com a incessante demanda de transportar mais carga e cada vez mais pesadas, a indústria do transporte rodoviário adotou novas soluções para superar as limitações técnicas e legais sendo, na maioria dos casos, centrada em adicionar mais comprimento e eixos ao caminhão trator e ao semi reboque.

Entretanto, não é apenas sobre o número de eixos, é sobre onde eles estão e como o reboque como um todo se comporta enquanto carregado. Há diferenças consideráveis entre América do Norte e Europa.

Na Europa, o empenho da legislação é limitar o comprimento total do conjunto formado pelo caminhão e pelo reboque, enquanto se certificam de que o peso total está distribuído de modo que nenhuma roda pressione demais a superfície da estrada. Por fim, isso levou a adicionar eixos na parte traseira do caminhão trator da mesma forma que adiciona generosamente mais eixos debaixo do reboque de comprimento limitado. Como os engenheiros perceberam que colocando mais eixos próximos uns aos outros causam problemas com desgaste de pneus (devido à alta fricção lateral, questão sobre a qual você pode ler mais neste artigo aqui, capítulo 2.1.3), uma solução criativa foi adotada, fazendo com que as rodas seguissem as curvas ou até mesmo que fossem dirigíveis.


Por outro lado, nos EUA, o regulamento é um pouco mais flexível sobre o comprimento total do conjunto. Ainda há restrições severas relativas ao peso sobre cada eixo, mas há também uma legislação em vigor para certificar-se de que o peso não está concentrado em um pequeno espaço, levando a aumentar a distância entre eixos. Os engenheiros, por sua vez, fizeram reboques mais longos para espalhar o peso de modo que ele atenda à Fórmula das Pontes Federais (). Para minimizar os danos aos pneus e tornar possível fazer curvas de modo razoável, reboques com múltiplos pontos pivô foram adotados.



A principal função da suspensão é manter a roda na estrada. Ela está efetivamente empurrando a roda contra a estrada para certificar-se de que o atrito causado pelas rodas é suficiente para frear ou virar. Ela também está lá para absorver a energia do impacto dos solavancos, buracos, estradas irregulares ou mudanças inesperadas de peso causadas por ventos laterais. O sistema de suspensão deve ser incrivelmente durável, cada eixo tem seu próprio sistema de suspensão que cuida da carga sobre cada roda separadamente, funcionando como um sistema dinâmico absorvendo energia do ambiente. Há diversos tipos de suspensões usadas no transporte de cargas, mas isso pode merecer um tópico futuro só para esse assunto.

Freios são indiscutivelmente a parte mais crítica de um veículo. Seja do ponto de vista da segurança dos outros na estrada, ou da segurança da carga, todos nós queremos que eles funcionem como devem. Com eixos múltiplos no veículo, cada eixo deve ter seu próprio sistema de frenagem.

De longe o mais complicado dos problemas que nós encontramos foi a distribuição do peso pelos eixos múltiplos e pivôs dos novos reboques. Nos tivemos que retrabalhar nossos algoritmos de distribuição de peso a fim de fazê-los funcionar para os novos reboques e para garantir que os reboques antigos não fossem afetados negativamente por eles. Nossa batalha constante com a estabilidade numérica do código de simulação de suspensão está longe de acabar.

Durante os testes e ajustes, nós encontramos muitos problemas, alguns um pouco hilários, especialmente quando nós tivemos que (re)aprender a dar ré. Nós tivemos um bocado de diversão depurando os problemas. De forma geral, foi tudo sobre fazer o comportamento do reboque funcionar corretamente com o comando do jogador. Isto provou ser o maior desafio para nós, especialmente com os reboques orientáveis do ETS2. Nós, definitivamente, trabalhamos neles imensamente. No fim, nossa determinação, perseverança e dedicação prevaleceram, e foi um momento de muito orgulho para nós compartilhar nossas experiências e o produto final de nosso incansável esforço com todos vocês!

Tradutor: Hugo Bereta
Fonte: SCS Software
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